Sociedade, Tecnologia e Ciência


VISITA DE ESTUDO

No âmbito da Área de Competência-chave de Cidadania e Profissionalidade – orientada pelo formador Eduardo Madeira – juntamente com a Área de Competência-chave de Sociedade Tecnologia e Ciência – orientada pela formadora Sandra Mendes - os alunos das turmas NS2 e NS3, dos Cursos EFA, realizaram, no dia 7 de março, uma visita de estudo com os objetivos de constatar aspetos arquitetónicos de alguns edifícios caraterísticos da nossa cidade e visitar o Museu da Quinta das Cruzes, no Funchal.
A visita iniciou-se junto à igreja de São Pedro estendendo-se às ruas adjacentes, onde os alunos tomaram conhecimento de alguns aspetos históricos e arquitetónicos daquela zona da cidade, tendo depois rumado pela Calçada de Santa Clara até ao Museu da Quinta das Cruzes, onde tiveram direito a uma visita guiada. Nesta, foram informados sobre a história do local e do museu e puderam conhecer e observar vários objetos de arte, mobiliário português e estrangeiro, peças de ourivesaria, joalharia, cerâmica e esculturas.
Na exposição temporária observaram várias fotos antigas, do quotidiano e história madeirense e, no jardim contíguo ao museu, conheceram o Parque Arqueológico, constituído por elementos arquitetónicos provenientes de demolições de vários edifícios antigos.







Professores: Eduardo Madeira e Sandra Mendes


Palestra sobre a Floresta Laurissilva


No âmbito das Áreas de Competência-chave de Sociedade, Tecnologia e Ciência e Cultura, Língua e Comunicação, lecionadas pelas professoras Sandra Mendes e Cláudia Fonseca realizou-se, no passado dia 10 de março de 2015, no auditório da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Caniço, uma palestra subordinada ao tema A Floresta Laurissilva. Este momento serviu de complemento aos assuntos abordados no Núcleo Gerador 2, Ambiente e Sustentabilidade. Foi convidado como orador um vigilante da natureza, o técnico Paulo Jorge Jardim. Os espetadores foram os alunos dos cursos EFA, do Nível Secundário e algumas turmas do Básico, e os seus formadores. No global, esta experiência revelou-se muito enriquecedora para os formandos, através da troca e aquisição de conhecimentos. Esta palestra foi enriquecida com uma exposição sobre o mesmo tema, até ao dia 16 de março no 2º andar.

Professoras Sandra Mendes e Cláudia Fonseca


Proposta Conjunta de CLC/STC
A Proposta de trabalho do DR3 - Media e Informação do NG5 - TIC, da turma 1 consistiu na produção/elaboração de um SPOT Publicitário de tema livre. Do resultado do trabalho realizado pelos formandos salientou-se o seguinte trabalho do Miguel Silva e Filipe Lopes. NG5 - DR4 - Filipe Lopes.
A Equipa Pedagógica dos EFA






































Proposta de STC e CLC
NG5 - Tecnologias da Informação e Comunicação


DR-3 - Mass media
Spot Publicitário Institucional  








Proposta Conjunta de STC e CLC
NG2 - Ambiente e Sustentabilidade

DR1 - Consumo e Eficiência Energética


DR2 - Resíduos e Reciclagem

DR3 - Recursos Naturais


      Recursos Naturais



DR4 - A Água

                                                         A Água 



                                                                                          



NG6 - Urbanismo e Mobilidade
DR2: Contexto Profissional
T2





STC_6 - Modelos de Urbanismo e Mobilidade
DR4 - Contexto Macroestrutural
T4


NG3 - Saúde
DR3 - Contexto Institucional
Medicinas Alternativas
T3

Clica no nome da terapia para acederes aos documentos!