Matemática para a Vida

Sessão de cinema – Uma Mente Brilhante

Após terminarem as evidenciações de todos os critérios da Unidade de Competência B, os formandos da B3T4 assistiram ao filme Uma Mente Brilhante. O filme, realizado por Ron Howard e protagonizado por Russell Crowe, relata a vida do matemático John Nash.
Os formandos assistiram com bastante atenção e entusiasmo ao desenrolar da história.


Professora Patrícia Amorim



Palestra Bancos: Bons ou Maus


No âmbito da Área de Competência-Chave de Matemática para a Vida, lecionada pela professora Patrícia Amorim, realizou-se, no passado dia 25 de maio no auditória da escola, uma palestra intitulada “Bancos: Bons ou Maus”. O Orador convidado foi o Dr. Duarte Berenguer, Diretor do Departamento de Marketing do Banif na Madeira. A assistir a esta palestra estiveram os formandos de nível básico, acompanhados pelos seus formadores.
Durante toda a palestra, os formandos estiveram muito atentos e interventivos, aproveitando a oportunidade para esclarecer algumas dúvidas relacionadas com a banca.



Professora Patrícia Amorim


Exposição – Trabalhos de Projeto


Na passada 5ª feira, dia 19 de fevereiro, os formandos das turmas B3T3 e B3T4, expuseram os trabalhos de projeto sobre um Estudo Estatístico, elaborados nas sessões de Matemática para a Vida. Tendo como base um guião, os formandos escolheram os temas a trabalhar, elaboraram os questionários, analisaram a informação recolhida e apresentaram-na em tabelas e gráficos, construídos em cartazes, recorrendo a materiais reciclados.


Professora Patrícia Amorim




Formandos oferecem Tangrans ao Clube de Matemática - OfMat

No passado dia 12 de fevereiro, os formandos Ana Cristina Pêssego, Aldónio Ferraz e Paula Coelho, em representação das turmas B3-1 e B3-2, ofereceram ao clube de Matemática da nossa escola 4 Tangrans construídos nas sessões de Matemática para a Vida.



Patrícia Amorim




Árvore de Natal Geométrica

Para celebrar a quadra natalícia, os formandos da B2T1 construíram uma “Árvore de Natal Geométrica”, recorrendo a materiais reciclados com formas geométricas. Durante todo o processo os formados revelaram muita alegria, empenho e dedicação, obtendo um produto final muito original!






Professora Patrícia Amorim

Exposição – Consumo Excessivo de Álcool

No âmbito da Atividade Integradora de São Martinho, os formandos das turmas B3T3 e B3T4 elaboram trabalhos sobre o Consumo Excessivo de Álcool, um problema que infelizmente afeta um elevado número de pessoas na nossa sociedade. Através da análise de dados de textos, notícias de jornais/revistas e gráficos, os formandos elaboraram cartazes, recorrendo a materiais reciclados, que fizeram parte de uma exposição.  


                                                                                                  

                                                                                             
Professora Patrícia Amorim

Sessão de cinema - "O Bom Rebelde"

 

Na passada sexta-feira, dia 20 de junho de 2014, os formandos das turmas 1 de segundo ciclo e 1 e 2 de terceiro ciclo, assistiram ao filme "O Bom Rebelde" no auditório da escola. O filme conta história de um jovem empregado de limpeza, numa prestigiada universidade, que é um génio com um dom inacreditável para a Matemática.
Os formandos assistiram com bastante atenção e entusiasmo ao desenrolar da história.


Patrícia Amorim

 

Torneio de Sudoku online

No passado dia 12 de junho de 2014, os formandos das turmas de segundo ciclo, nível básico, participaram num torneio de Sudoku online, na sala 1.1, com a participação da formadora de TIC, Diva Mendonça.
O vencedor seria o mais rápido a preencher um quadrado de 9x9, com algarismos em falta de 1 até 9, corretamente. 
No geral, os formandos mostraram grande entusiasmo e boa disposição.
Turma 1: o vencedor foi: Adriano Nóbrega Teixeira; em segundo lugar: Mónica Carina Matos Coelho Ferreira.
Turma 2: o vencedor foi: Adriano Paulo Correia Faria; em segundo lugar: Maria José Gonçalves Góis.

Os melhores momentos do torneio podem ser vistos no vídeo seguinte:


 Patrícia Amorim

 

 

 

Construção e decoração de sólidos geométricos

Os formandos das turmas de segundo ciclo, nível básico, construíram sólidos geométricos, de acordo com os conteúdos a trabalhar na área de competência de Matemática para a Vida que, posteriormente, decoraram com imagens e palavras alusivas aos subtemas que cada grupo trabalhou no Tema de Vida - Catástrofes Naturais e Humanas.

No vídeo abaixo podemos acompanhar o desenrolar dos trabalhos. 

Patrícia Amorim 

 

 

 

Palestra - Resolução de Problemas

No passado dia 30 de janeiro de 2014, às 19h30, decorreu no auditório da nossa escola uma palestra sobre Resolução de Problemas, destinada a todos os formandos do nível básico. Os oradores convidados foram os Professores Gonçalo Amorim e Pedro Damião, coordenadores do AgenteX, Campeonato Regional de Resolução de Problemas de Matemática. Após uma parte inicial mais teórica, os oradores lançaram vários desafios aos formandos e formadores presentes que corresponderam com bastante entusiasmo.

 




 

 

Patrícia Amorim

 

 

Exposição - Trabalhos de Projeto

Na passada 5ª feira, dia 23 de Janeiro de 2014, os formandos do terceiro ciclo, nível básico, colocaram  em exposição, os trabalhos de projeto sobre um Estudo Estatístico, desenvolvidos nas sessões de Matemática para a Vida. Os formandos escolheram os temas que pretendiam estudar e, a partir de um guião, desenvolveram os trabalhos.














Patrícia Amorim




Atividade Integradora de São Martinho


Em sessões de Matemática para a Vida, os formandos da turma 1 do segundo ciclo, nível básico, construiram uma caixa para colocar os palpites da atividade Estimativa das Castanhas, inserida na atividade Integradora de São Martinho. Os formandos foram muito criativos e empenhados, tendo o produto final ficado muito bonito e original.




Os formandos da turma 1 do terceiro ciclo, nível básico, ficaram encarregues da contagem das castanhas existentes no garrafão, bem como do apuramento dos palpites vencedores.






Patrícia Amorim


Sem comentários:

Enviar um comentário