Cidadania e Profissionalidade



VISITA DE ESTUDO

No âmbito da Área de Competência-chave de Cidadania e Profissionalidade – orientada pelo formador Eduardo Madeira – juntamente com a Área de Competência-chave de Sociedade Tecnologia e Ciência – orientada pela formadora Sandra Mendes - os alunos das turmas NS2 e NS3, dos Cursos EFA, realizaram, no dia 7 de março, uma visita de estudo com os objetivos de constatar aspetos arquitetónicos de alguns edifícios caraterísticos da nossa cidade e visitar o Museu da Quinta das Cruzes, no Funchal.
A visita iniciou-se junto à igreja de São Pedro estendendo-se às ruas adjacentes, onde os alunos tomaram conhecimento de alguns aspetos históricos e arquitetónicos daquela zona da cidade, tendo depois rumado pela Calçada de Santa Clara até ao Museu da Quinta das Cruzes, onde tiveram direito a uma visita guiada. Nesta, foram informados sobre a história do local e do museu e puderam conhecer e observar vários objetos de arte, mobiliário português e estrangeiro, peças de ourivesaria, joalharia, cerâmica e esculturas.
Na exposição temporária observaram várias fotos antigas, do quotidiano e história madeirense e, no jardim contíguo ao museu, conheceram o Parque Arqueológico, constituído por elementos arquitetónicos provenientes de demolições de vários edifícios antigos.








Professores: Eduardo Madeira e Sandra Mendes




Conferência sobre Deontologia Profissional

No âmbito da Área de Competência-chave de Cidadania e Profissionalidade, lecionada pelo professor Eduardo Madeira realizou-se, no passado dia 23 de fevereiro de 2015, no auditório da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Caniço, uma palestra subordinada ao tema Deontologia Profissional. Foi convidado como orador o conhecido jornalista regional Gil Rosa, de origem santanense, atual diretor de informação da RDP e RTP Madeira. Os espetadores foram os alunos dos cursos EFA, do Nível Secundário, e os seus formadores. Foram incentivados por este excelente orador a colocar-lhe várias questões relacionadas com: ética, deontologia, entre outras, da sua profissão. Nesta conferência, esteve também presente o Presidente do Conselho Diretivo, o Prof. Armando Morgado.

No global, esta experiência revelou-se muito enriquecedora para os formandos, através da troca e aquisição de conhecimentos, tendo decorrido num clima de boa disposição, entre orador e participantes, devido ao modo descontraído como o profissional de informação abordou as diversas questões/assuntos, ao longo de cerca de hora e meia.

Nélson Nóbrega e Rosália Matos – NS3 




EFA 5
CP_5
Núcleo Museológico de Machico


EFA 3
NG8 - Programação
Todos os DRs




EFA 1
NG5 - Convicção e Firmeza Ética
DR1 - Valores Éticos e Culturais


DR3 - Códigos de Conduta Institucional


EFA 3
NG6 - Abertura Moral
DR1 - Contexto Privado









Turma 3
NG2 - Complexidade e Mudança
DR4 - Contexto Macroestrutural















Turma 5: Esteticista-Cosmetologista
CP_4 Processos Identitários
Património Cultural