Atividades Integradoras 2012/2013


Palestra: Prevenção das catástrofes naturais


       Quarta feira, dia 20 de fevereiro, três anos depois do temporal que afetou tragicamente a ilha da Madeira, o professor doutor Hélder Spínola, investigador do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira, foi orador convidado numa palestra para os alunos dos Cursos de Educação e Formação de Adultos da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Caniço, no auditório, das 19:00 horas às 21:00,  no âmbito do módulo de formação sobre Ambiente e Sustentabilidade, onde abordou os cuidados a ter na prevenção de catástrofes e redução dos seus efeitos, com destaque para duas das situações mais permentes para a nossa realidade: os incêndios florestais e as cheias repentinas.
      Está à partida convidada a estar presente nesta atividade integradora toda a comunidade escolar e da Região que se queira deslocar à nossa escola.

Veja notícia online: http://www.dnoticias.pt/actualidade/madeira/370884-helder-spinola-da-conferencia-sobre-prevencao-de-catastrofes-naturais-no-




janeiro 2013

Apresentação pública " A Minha Empresa"


NG4 – Gestão e Economia: Apresentação Pública
da turma 1: “A minha Empresa”

No dia 9 de janeiro de 2013 teve lugar, no auditório da nossa escola, a Apresentação Pública da turma 1 intitulada “A minha Empresa” que a equipa pedagógica dos cursos EFA considerou uma atividade bastante positiva, uma vez que permitiu aos formandos numa primeira fase, aquando da atividade dedicada ao Empreendedorismo com o Dr. Carlos Soares Lopes do CEIM  (Centro de Empresas e Inovação da Madeira), no dia 14 de novembro de 2012, a oportunidade de realizar uma atividade prática, em que demonstraram criatividade e determinação nos objetivos a atingir, assim como as implicações inerentes à criação de uma empresa e, numa segunda fase, a da apresentação pública, evidenciarem criatividade, confiança, determinação e seriedade na realização dos trabalhos em PowerPoint e na apresentação das empresas criadas pelos vários grupos.
  De uma forma geral, e apesar de algumas falhas mínimas devidas ao nervosismo do momento, na opinião da equipa presente no desenvolvimento das atividades e dos formadores da turma, a atividade decorreu muito satisfatoriamente, sendo maioritariamente as empresas criadas consideradas viáveis. Nesta fase, a turma teve como convidados as turmas 2, 3 e 4, o Dr. Carlos Soares Lopes e o professor Ricardo Santos em representação do Conselho Executivo.


No final da apresentação pública, foram feitas algumas apreciações pelos formadores da turma: Augusta Santos, Márcia Rodrigues e Eduardo Madeira e ainda pelo Dr. Carlos Soares Lopes que elogiou o trabalho dos formandos, também como o seu empenho, interesse e dedicação que aplicaram na elaboração de cada projeto.


Equipa pedagógica dos EFAs





novembro 2012

Para uma navegação segura na Internet – com os EFAs




      No dia 19 de novembro de 2012 teve lugar, no auditório da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Caniço, a atividade integradora dos cursos EFA dedicada ao tema: Segurança na Internet que contou com o inspetor Custódio da PJ do Funchal.
    Com esta atividade integradora pretendeu-se alertar os formandos para os perigos que se encontram à espreita dos cibernautas no mundo virtual e para que aqueles ganhassem perícia na forma como utilizam o computador, a internet e as redes sociais, para as suas variadas necessidades diárias, entre as quais se encontram os contactos familiares e com amigos, os chats, o Facebook, as compras online, o acesso online a contas bancárias, etc. de modo a protegerem-se adequadamente, assim como aos seus dependentes, na nova realidade social.

Equipa Pedagógica dos EFAs



Prevenir a Sinistralidade – com os EFAs


     No dia 14 de novembro de 2012 teve lugar, no auditório da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Caniço, a atividade integradora dos cursos EFA dedicada ao tema: Prevenção Rodoviária que contou com os agentes da PSP de Santa Cruz Meneses e Mendonça, assim como com o instrutor Ricardo Freitas.

     Pretendeu-se com esta atividade refletir sobre princípios de conduta relacionados com o comportamento na estrada, relembrando regras fundamentais de trânsito.
    Os preletores demonstraram várias fases da sua intervenção, aquando de operações Stop, como por exemplo, o teste de alcoolemia, ou em caso de acidente e enfatizaram que a maior parte dos acidentes registados na Madeira resultam de excesso de velocidade, velocidade excessiva e consumo de álcool. Por sua vez, o instrutor Ricardo Freitas realçou a importância dos condutores apostarem numa condução mais segura que poderá contribuir para a diminuição de acidentes, defendendo, assim, a vida - sua e dos demais. Os intervenientes procuraram, desta forma, relatar experiências profissionais fomentadoras de boas práticas de condução e esclarecer dúvidas dos formandos.
    Os formandos tomaram consciência das ferramentas necessárias para precaver os perigos da condução, tanto como condutores como enquanto peões, de modo a promover uma condução segura e preventiva.


Equipa Pedagógica dos EFAs



Comemoração do São Martinho - com os EFAs


        No dia 8 de novembro os cursos EFA da nossa escola celebraram o S. Martinho – um dia que, por ser celebrado em vários outros países, permitiu, partindo de inúmeras pesquisas feitas pelos formandos, refletir sobre tradições e costumes no mundo global em que nos inserimos.
       Para o efeito, os formandos das várias turmas dos cursos EFA do Secundário elaboraram vários trabalhos nas áreas de competência-chave de CLC – Cultura, Língua e Comunicação e CP – Cidadania e Profissionalidade sobre as temáticas propostas em língua portuguesa e em língua inglesa para uma exposição que esteve afixada nas vitrines junto à biblioteca. Entre as várias produções, a comunidade educativa pode observar quadras e poemas, provérbios alusivos a esta celebração, a lenda de São Martinho, tradições madeirenses, entre outros.
      Comemorar o São Martinho foi o pretexto para que os formadores de STC – Sociedade, Tecnologia e Ciência procedessem a uma experiência em laboratório: a demonstração científica da destilação do vinho.

     A atividade culminou com o Hino dos EFAs, apresentado pela Turma 1, após alguns ensaios em CLC, seguido de convívio entre todos os formandos e formadores da equipa pedagógica dos cursos EFA, finalizando com um torneio de cartas do qual saiu vencedora uma equipa da Turma 1 que foi devidamente premiada pelo seu empenho.
 
Márcia Rodrigues








Outubro 2012


Direitos e deveres do consumidor – com os EFAs
 
No dia 30 de outubro de 2012 teve lugar, no auditório da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Caniço, a atividade integradora dos cursos EFA dedicada ao tema: Direitos e Deveres do Consumidor que contou com a presença da DR.ª Graça Moniz do Serviço de Defesa do Consumidor.
A interveniente referiu a conduta deontológica pela qual tanto os consumidores como os comerciantes se devem orientar durante o processo de aquisição de bens ou serviços, tentando incutir nos presentes a importância do conhecimento prévio dos seus direitos e deveres no ato de compra. Para o efeito, referiu várias situações que podem dar uso a reclamação e a problemas complexos para o consumidor, que acabam por levá-lo ao Serviço de Defesa  do Consumidor em busca de apoio.
Equipa Pedagógica dos EFAs



 
Ida ao Teatro: O Amansar da Fera de W. Shakespeare

No dia 25 de outubro, os formadores das três áreas de competência-chave, assim como os formandos dos cursos EFA turmas 1, 2, 3 e 4 da Escola Básica 2/3 do Caniço deslocaram-se ao Cine-teatro Stº António para assistir à peça de teatro O Amansar da Fera. Neste contexto, foi solicitado a um dos formandos que redigisse um artigo para o blogue dos EFAs e Jornal O Canas a partir de um inquérito colocado aos seus colegas, o qual segue abaixo.

    Segundo o folheto da peça, 35 anos após “A Noite de Reis”, lá nos idos anos 70, Shakespeare volta aos palcos Tefianos, com a Comédia “ O Amansar da Fera”[i]. O reencontro promete! Batista, um nobre de Pisa, tem duas filhas: Catarina a mais velha tem um feitio indomável, capaz de afrontar qualquer homem que lhe dirija um piropo, e Bianca, doce e recatada tem inúmeros pretendentes, desejosos da sua atenção, desejosos de um olhar de afeto da rapariga. O velho pai, casmurro, só deixa casar a mais nova, depois da outra, a desvairada, subir ao altar. Só que não existe nenhum homem na terra que se arrisque a gaguejar sequer um som de amabilidade a Catarina. Isso não totalmente verdade porque existe Petrucchio, o herói da grosseria e teimosia que se propõe amansar esta fera, casando com ela.
     Na opinião dos meus colegas, a peça foi muito interessante, pois havia uma rapariga que tinha que casar à força, mas ela não tinha muitos pretendentes por ser arrogante e desvairada. Contudo, houve um pretendente que se propôs tentar “acalmá-a”, mas não foi muito fácil, pois ela tinha um feitio muito forte e, por vezes, era muito intransigente. Gostaram também muito da participação do Petrucchio, pois era uma personagem muito divertida e afável e foi o único pretendente que ousou tentar conquistar o coração da moça. Assim, depois de várias tentativas por parte de Petrucchio, a moça foi conquistada e levada ao altar pelo único homem que sabia que lá no fundo Catarina tinha um coração delicado e possível de conquistar. 
O elenco era constituído por: Paula Erra- Catarina; Margarida Gonçalves – Grúmia; Rui Adriano Martins – Petrucchio; Ruben Silva – Lúcio; Miguel Ângelo Sobral – Trânio; Isabel Rodrigues – Bianca; Norberto Silva – Batista; Guilherme de Mendonça – Hortênsio; Duarte Mata – Grémio; Fabião Santos – Biondello; Élvio Sargo – Saltimbanco e Victor M. Gonçalves- Vicente; com encenação e versão cénica de Diogo Correia Pinto; direção vocal de Paula Erra; cenografia e figurinos de Cristina Loja; - Cristina Loja; desenho de luz e operação de luz de Hélder Martins; sonoplastia de Diogo Correia Pinto; operação de som de Daniela Gonçalves e assistência técnica de Xavier Miguel.

Formando: Élvio Olim n.º 5 - T1                    
  
[i.]“ O amansar da fera” de William Shakespeare
in http://www.facebook.com/events/444849168891537/.  



A Globalização
Consequências no Mundo Laboral


A primeira Atividade Integradora no ano letivo de 2012-2013 dos Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFAs) da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Caniço ocorreu no dia 23 de outubro. Esta atividade consistiu numa palestra com a presença do Dr. Sérgio Marques, ex-deputado do parlamento europeu, onde representou a Madeira durante 10 anos (1999-2009), tendo sido também Diretor Regional do Planeamento.

O Dr. Sérgio Marques iniciou a palestra fazendo uma analogia entre o processo que levou à integração europeia, em que se encurtaram distâncias que permitiram uma maior mobilidade de pessoas, bens, serviços e capitais entre os países europeus, e o processo de globalização a que hoje se assiste a nível mundial.
Definiu globalização como um processo de abertura, integração e aproximação do mundo (aldeia global); um fenómeno considerado positivo, que assenta sobre os processos de integração económica, social, cultural e política, existente nos países não só da União Europeia como também no resto do mundo/globo. Esta diz respeito à forma como as pessoas e países interagem, tendo em conta os aspetos referidos. Esta dinâmica global manifesta-se através da grande mobilidade de pessoas, bens, ideias e capitais, resultante do grande desenvolvimento dos meios de comunicação (meios de transporte e tecnologias de informação).
Tanto os meios de transporte como os de comunicação encurtaram distâncias, tornando o mundo numa “Aldeia Global”. Portanto, conseguiu-se reunir todo um enorme conjunto de diversidades étnicas num espaço reduzido. Com isto, abriram-se janelas para o exterior da Europa, gerando entre outros aspetos, uma fase de expansão capitalista, onde é possível realizar movimentos financeiros e expandir negócios que até então eram restritos ao seu mercado de atuação, para mercados distantes e emergentes (Norte de África, China, Índia, Brasil…).
Todo este processo de interação entre realidades díspares cria divergências no mundo laboral porque, infelizmente, algumas empresas (multinacionais) de países desenvolvidos vão “explorar” os códigos de trabalho vigentes nesses países em desenvolvimento, que, por várias razões, não salvaguardam os interesses dos trabalhadores, tornando o custo da produção muito mais baixo.
Logo, o custo da produção do mesmo produto é muito menor se produzido nesses países do que nos países desenvolvidos, onde as empresas têm que respeitar códigos laborais que salvaguardam os interesses dos trabalhadores em detrimento do custo de produção. Por exemplo, uma empresa situada na Europa onde o custo da mão-de-obra é elevado (devido a vários factores como a segurança social, subsídios de férias e de Natal, pagamento de horas extraordinárias…) vai deslocar-se para um país emergente, procedendo à deslocalização da maquinaria produzida nos países desenvolvidos porque a diferença do custo da mão-de-obra compensará certamente. Consequentemente, assiste-se a uma mobilidade muito grande dos factores produtivos e ao aumento do desemprego nos países desenvolvidos.

 

Adaptado do trabalho de: José Bruno Faria, nº1 e Liliana Matos, nº6
Disciplina: Cidadania e Profissionalidade
Formadora: Teotónia Paixão












Atividades Integradoras 2012

30 de janeiro de 2012
T3 - Projeto "A minha Empresa"
NG4 - Gestão e Economia











Atividades Integradoras de CLC_LEC – Cultura, Língua e Comunicação – Língua Estrangeira Continuação
Atividades T5