Atividades Integradoras 2013/2014

 

Junho 2014

Apresentação Pública: Tema de Vida - Catástrofes Naturais e Humanas

No dia 19 de junho, os formandos das turmas de segundo e terceiro ciclos, nível básico, procederam à apresentação pública dos trabalhos que elaboraram no âmbito do Tema de Vida - Catástrofes Naturais e Humanas, nas diferentes áreas de competência chave.
As apresentações decorreram no auditório da escola e contaram com a presença de todos os formadores e formandos do nível básico e também algumas turmas de secundário. 
Todos os formandos estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido e pelo esforço demonstrado!
O vídeo seguinte mostra alguns dos melhores momentos:






Palestra - Catástrofes Naturais e Humanas

No passado dia 5 de junho os formandos e formadores de Básico e Secundário dos cursos EFA assistiram à palestra sobre Catástrofes Naturais e Humanas no auditório da nossa escola. Os oradores convidados foram Ilídio Sousa (Associação Insular de Geografia) e Hélder Spínola (Biólogo da UMA) que abordaram essencialmente cuidados a ter na prevenção de catástrofes e redução dos seus efeitos.
Os formandos presentes mostraram-se no geral, muito interessados, atentos e participativos, tendo colocando exemplos de situações de risco que vivenciaram ou que os inquietavam, assim como algumas questões pertinentes. Foi notório que apesar de já terem passado mais de 4 anos desde o temporal que afetou a tragicamente a ilha da Madeira, esse dia ainda continua muito presente na mente de todos e que muita coisa ainda pode e deve ser feita para prevenir novas situações de risco.

Para recordar alguns momentos assista ao vídeo abaixo.




 Abril 2014

 

Ida ao Teatro: A vizinha do lado

No dia 24 de abril de 2013, pelas 20 horas, os formandos e formadores dos cursos EFA da nossa escola deslocaram-se, uma vez mais, ao Cineteatro de Santo António, no Funchal. A peça em exibição  era "A vizinha do lado" de André Brun.
Os formandos assistiram com interesse e entusiasmo ao desenrolar da peça,  mostrado-se um público bastante participativo. 
Para relembrar alguns momentos, assista ao vídeo seguinte:






Palestra - "Nós, Cidadãos e a Europa"

  Os formandos das turmas do nível Básico dos cursos EFA assistiram à conferência “Nós, Cidadãos, e a Europa”, no passado dia três de março, pelas vinte e uma horas e trinta minutos, no Auditório da EB23 do Caniço.

  Pelas 21h30, iniciou-se a conferência dinamizada pelo orador Dr. Luís Saraiva, que iniciou a sua exposição com algumas noções sobre a constituição da União Europeia, em 1951 (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço - CECA), evolução e o papel que desempenha sobre os seus estados-membros. Foram abordados alguns tratados, principalmente os de Lisboa e de Maastricht.
     Durante a sua exposição, o Dr. Luís Saraiva foi ressalvando a importância dos cidadãos exercerem o direito ao voto, aludindo às próximas eleições europeias, para elegerem os seus representantes na Europa.
   Posteriormente, foi abordada a moeda única – o Euro, os países que a ela aderiram, as suas vantagens e desvantagens, principalmente para o nosso país, e a importância da União Europeia ter uma moeda única forte.
   Foi, ainda realçada a importância de existir um Tribunal Europeu, ao qual todos os cidadãos europeus podem recorrer.
    Na fase final da conferência, foram colocadas algumas questões aos formandos e pelos formandos sobre a adesão de Portugal ao Euro, vantagens e desvantagens.
   Foi uma conferência muito ativa que envolveu todos os presentes num diálogo sempre enriquecedor.
Os formandos do B3 - T2


 

Março 2014

Observação Astronómica

    No passado dia catorze de março, pelas vinte horas, teve lugar no campo da nossa escola uma sessão de observação aos astros, tendo como orador o Monitor Fernando Góis, Presidente da Associação de Astrónomos Amadores da Madeira (AAAM), uma Atividade Integradora inserida na área de Competência-Chave de Sociedade, Tecnologia e Ciência, referente ao Núcleo Gerador 7 – Domínio de Referência 1 cujo tema é “O Elemento”, dinamizada pelos Formadores Inácio Jesus e Augusta Santos.
   Os alunos dos cursos EFA tiveram a oportunidade de observar os astros através de um telescópio, sendo a primeira vez para a maioria. Foram observados o planeta Júpiter, a Lua e ainda uma Nebulosa. As explicações dadas foram sobre o Sistema Solar em geral dando, no entanto, especial ênfase aos planetas e astros observados sendo a Lua o astro de que mais falou, sobre a qual referiu as suas fases e que efeito têm sobre a Terra bem como os efeitos que a Terra provoca à Lua. Foram ainda abordados, embora de uma forma breve, a ida do Homem à Lua, a sua importância para a Humanidade e os efeitos negativos provocados durante as passagens seguintes.
   De uma maneira geral os alunos gostaram desta atividade, achando-a interessante, sendo que muitos defenderam que se deveria repetir mais vezes.

Flávio Andrade

Turma: NS2


   

  Fevereiro 2014 

Carnaval

No dia 27 de fevereiro decorreu a Atividade Integradora de Carnaval dinamizada pelas turmas EFA nível básico.
Inicialmente, e como elemento extra a esta atividade, os formandos assistiram, no laboratório das Ciências Físico-Químicas, à atividade A magia da Físico-Química dinamizada pelos formadores de STC do secundário como extensão dessa atividade no dia.
De seguida, os formandos participaram num desfile de máscaras de Carnaval elaboradas pelos próprios nas sessões de formação de Cidadania e Empregabilidade e de Aprender com Autonomia. Após o desfile, o júri composto por um elemento de todas as turmas e um representante dos formadores (neste caso a Coordenadora dos cursos EFA) votaram em três vencedores com as melhores máscaras, aos quais foram entregues prémios.
Posteriormente, ocorreu um convívio que contou com a presença de todos os formandos de nível básico e secundário, assim como dos seus formadores e que teve como momento alto a degustação de malassadas e sonhos confeccionadas pelos formandos de nível básico.
A animação musical do evento esteve a cargo do formando Diogo Mendes da B3T1.
Todos os presentes consideraram que a atividade foi concretizada com sucesso, uma vez que foram atingidos todos os objetivos propostos aquando da sua planificação e devido à boa organização, grande participação e envolvimento dos formandos.
Para relembrar os melhores momentos, assista ao vídeo realizado sobre a atividade!





Palestra - Afinal de Contas

Na passada 5ª feira, dia 07/02/2014, teve lugar, no auditório da escola, a formação intitulada 'Afinal de Contas', dinamizada pela formadora convidada Kátia Vieira.
Esta formação contou com a presença de todos os formandos dos Cursos EFA e dos professores que os acompanhavam.
Os formandos participaram de forma ativa e dinâmica, salientando que se trata de um tema atual e que diz respeito a todos.
Agradecemos a presença e participação de todos.

 

 

Janeiro 2014

Palestra - Resolução de Problemas

http://1.bp.blogspot.com/-ZyZ6JJ0bAPU/UvANcfy4NVI/AAAAAAAACts/t7fPaAyW-A8/s1600/DSCF3544.JPGNo dia 30 de janeiro os formandos do Nível Básico assistiram a uma palestra sobre Resolução de Problemas, relacionada com os conteúdos trabalhados em Matemática para a Vida. Após uma parte inicial mais teórica, os oradores Gonçalo Amorim e Pedro Damião, coordenadores do AgenteX, campeonato regional de resolução de problemas de matemática, lançaram vários desafios matemáticos aos formandos e formadores presentes, que corresponderam com bastante entusiasmo.

Alguns dos melhores momentos podem ser revistos no vídeo seguinte:





Tema de Vida - Património Cultural, Oral e Escrito


As Turmas de Nível Básico, Segundo e Terceiro Ciclos, apresentaram no dia 23 de janeiro de 2014, o Tema de Vida - Património Cultural, Oral e Escrito - jogos tradicionais, brinquedos, regionalismos, gastronomia, folclore. Numa primeiro momento, os formandos e formadores organizaram uma exposição, junto à biblioteca da escola, com os trabalhos realizados nas diferentes àreas de competência (panfletos e marcadores de livros). De seguida os formandos do B3-T2 dinamizaram torneios com alguns jogos tradicionais, para todos os formandos do nível básico.
Assista a alguns desses momentos no vídeo seguinte.






Dezembro 2013

Violência Doméstica


No dia 28 de novembro, pelas 19h30m, os formandos do Nível Básico assistiram a uma palestra sobre violência doméstica, alusiva ao Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, no auditório da escola do Caniço. Esta palestra foi dinamizada pela Prof. Helena Pestana e Dra. Silvana Freitas da Associação Presença Feminina. Uma vez que se trata de uma temática delicada e muito presente na nossa sociedade, os formandos estiveram muito atentos e participativos.

 

 
 

Novembro 2013

São Martinho


No dia 14 de novembro os formandos dos cursos EFA da nossa escola celebraram o Dia de São Martinho, no âmbito da Atividade Integradora dinamizada pelos formandos do Nível Secundário. Todos os formandos, do Nível Básico e do Nível Secundário, participaram ativamente na dinamização da atividade.


Os formandos do Nível Secundário programaram e dinamizaram a atividade de São Martinho através da elaboração de trabalhos em Língua Estrangeira (Lenda de São Matinho – que estiveram em exposição no hall do 2ºpiso, em frente à biblioteca), da organização de um torneio de cartas, da entoação do Hino dos EFA e da preparação do convívio no qual participaram todos os formandos e formadores da Equipa Pedagógica dos EFA e onde foi possível degustar alguns petiscos da época.


Os formandos do Nível Básico participaram na atividade através da elaboração de trabalhos em Língua Estrangeira (vocabulário referente à época, às cores, às estações do ano e aos frutos da época – que estiveram em exposição no hall do 2ºpiso, em frente à biblioteca), através da organização da atividade Estimativa das Castanhas e de um torneio de dominó. Para a concretização das atividades referidas, os formandos elaboraram cartões, uma urna para depósito dos palpites e também um placar para registo da evolução do torneio de dominó, tudo com materiais reutilizáveis e também alusivos a esta efeméride. Estes trabalhos forma desenvolvidos em sessões de Matemática para a Vida, Tecnologias de Informação e Comunicação e Cidadania e Empregabilidade.
Esta comemoração serviu também de pretexto para que os formadores de Sociedade, Tecnologia e Ciência procedessem à demonstração científica da destilação do vinho, em laboratório, tendo a mesma sido observada por todas as turmas dos EFA.


As atividades encerraram com a atribuição dos prémios aos vencedores das diferentes modalidades:




Estimativa das castanhas:

José Humberto Vieira Nunes - Turma 1 B3

Lino Ricardo Freitas Martins - Turma 1 B3





Torneio de dominó:


Carlos Miguel Fernandes Severim - Turma 2 B3


João Jacinto Castro Rebelo - Turma 2 B3




Torneio de cartas:

Marla José Sousa Agostinho - Turma 4  NS

Francisco Miguel Quintal Freitas - Turma 4  NS





Outubro 2013

Ida ao Teatro: O Avarento de Molière 

 


No passado dia 31 de outubro de 2013, pelas 20 horas, os formandos dos cursos EFAs da nossa escola, acompanhados pela equipa de formadores, deslocaram-se ao Cineteatro de Santo António para assistirem à Peça O Avarento de Molière.
 No final da peça os formandos tiveram a oportunidade de questionar os atores sobre a peça e também sobre o mundo do teatro em geral. 


Sem comentários:

Enviar um comentário