Atividades Integradoras 2014/2015


ABRIL 2015


PEÇA DE TEATRO

No dia 23 de abril de 2015, pelas 20 horas, os formandos e professores dos cursos EFA da nossa escola deslocaram-se, ao Cineteatro de Santo António, no Funchal para assistirem à peça  "Uma Freira dos Diabos" a partir da obra Pêssegos em Calda, de Miguel Mihura e encenação de Eduardo Luíz.

Miguel Mihura:
“ Viveu de 1905 a 1977. Foi um humorista e dramaturgo do pós-guerra na renovação do teatro cómico. As suas obras primaram por uma rutura radical com o tradicional humor, atacando tanto os clichés estilísticos como as convenções sociais, distorcendo a abordagem tradicional através de uma deslumbrante inteligência verbal e uma sátira livre e fresca. Nas últimas obras continuou a ser fiel à sua visão iconoclástica, embora feito concessões ao público, reduzindo o tom crítico.
Miguel Mihura, após terminar o seu curso superior, dedicou-se ao jornalismo, tendo exercido a sua atividade em vários periódicos, como o El Sol e o Ya.
Na sua juventude trabalhou também como cartoonista de banda desenhada. Estudou línguas estrangeiras, desenho, pintura e música.
Foi, porém, como autor teatral que o seu nome atravessou a fronteira, tornando-se conhecido na comunidade luso-espanhola com textos de acentuado cunho humorístico.“
Disponível em: http://www.bprmadeira.org/site/index.php/noticias/3780-comedia-quma-freira-dos-diabosq


Os formandos assistiram com interesse e entusiasmo ao desenrolar da peça.



FEVEREIRO 2015


CARNAVAL


NOVEMBRO 2014


SÃO MARTINHO


Exposição dos Trabalhos elaborados pelas turmas EFA
No dia 14 de novembro de 2014 os formandos dos cursos EFA da nossa escola celebraram o Dia de São Martinho.

Os formandos programaram e dinamizaram a atividade de São Martinho através da elaboração de trabalhos sobre a lenda de São Martinho nas Áreas de Competência-chave: Língua Estrangeira, Cidadania e Empregabilidade, Matemática para a Vida, Linguagem e Comunicação, Cultura, Língua e Comunicação, Cidadania e Profissionalidade e Sociedade Tecnologia e Ciência. Trabalhos que estiveram em exposição no corredor do 2º piso.

No âmbito desta atividade foi também organizado um convívio no qual participaram todos os formandos e professores da Equipa Pedagógica dos EFA e onde foi possível degustar algumas iguarias tradicionais típicas desta época do ano.

Ainda no âmbito desta atividade a professora de Sociedade, Tecnologia e Ciência procedesse à demonstração científica da destilação do vinho, em laboratório, tendo a mesma sido observada por todas as turmas dos cursos de Educação e Formação de Adultos.


Na Área de Competência-chave de TIC os formandos das turmas B2-1 e B3-3 operaram equipamento tecnológico, nomeadamente a máquina fotográfica, a câmara de filmar e o rádio.
As turmas B3-1 e B3-2 realizaram alguns vídeos sobre a atividade para incluir no blogue dos EFA – Caminhada Partilhada.

Na Área de Competência-chave de Cidadania e Empregabilidade os formandos da turma B3-3 produziram e dramatizaram uma peça de teatro sobre a lenda de São Martinho. Todos os adereços que compunham o cenário foram construídos pelos formandos, utilizando materiais reciclados.

Um bem-haja a toda a comunidade dos cursos de Educação e Formação de Adultos pelo envolvimento, empenho e dedicação. Sem estes não teria sido possível levar a cabo esta atividade.

A Equipa EFA










Sem comentários:

Enviar um comentário