sexta-feira, 26 de junho de 2015

APRESENTAÇÃO PÚBLICA DOS TRABALHOS: TURMAS B3-2 e B3-3

No dia 18 de junho os formandos das turmas B3.2 e B3.3 efetuaram as apresentações públicas dos trabalhos dinamizados no âmbito do Tema de Vida. Assim, a turma B3.2 apresentou o subtema: “Grupo Folclórico da Camacha”, efetuando a apresentação de uma dança “O lenço”, bem como a apresentação dos trajes típicos efetuados pelos próprios formandos. A turma B3.3 expôs o seguinte subtema: “As mercearias do Caniço”, através da apresentação de uma peça de teatro, da escrita do texto dramático e da elaboração do cenário e dos adereços pelos próprios formandos.


A Equipa do Blogue

quarta-feira, 24 de junho de 2015

VISITA DE ESTUDO AO CENTRO HÍPICO QUINTA VIEIRA

No âmbito das Áreas de Competência-chave de Cultura, Língua e Comunicação e Sociedade, Tecnologia e Ciência, orientadas pelas formadoras Cláudia Fonseca e Sandra Mendes, os alunos das turmas NS1, NS2 e NS3, dos Cursos EFA, realizaram, uma visita de estudo ao Centro Hípico Quinta Vieira, no dia 6 de junho, entre as nove e as catorze horas. Esta atividade teve como objetivo evidenciar competências interculturais que lhe proporcionem uma maior abertura e aceitação de novas experiências culturais.
No decorrer deste evento, os formandos tiveram oportunidade de adquirir conhecimentos no domínio da cultura equestre, nomeadamente no que diz respeito à terminologia utilizada nesta área, aos cuidados de higiene e alimentação, bem como interagir com os equídeos.


Cláudia Fonseca e Sandra Mendes

sexta-feira, 19 de junho de 2015

APRESENTAÇÃO PÚBLICA DOS TRABALHOS: TURMAS B2-1; B3-1 E B3-4

No dia 15 de junho os formandos das turmas B2.1, B3.1 e B3.4 efetuaram as apresentações públicas dos trabalhos dinamizados no âmbito do Tema de Vida. Assim, a turma B2.1 apresentou os subtemas: Aeroporto Internacional da Madeira e o Mercado Municipal de Santa Cruz. A turma B3.1 expôs os seguintes subtemas:
Reserva Natural do Garajau; Cristo Rei da Ponta do Garajau; Igreja do Caniço; Forte dos Reis Magos; Paróquia da Camacha; Onde nasceu o futebol em Portugal?; Tribunal de Santa Cruz; Café Relógio; Cruzeiro de Santa Cruz e Empresa de Automóveis do Caniço. Por fim a turma B3.4 apresentou os subtemas: A origem dos vimes; A história da eira e do trigo, Mercado de Santa cruz e O núcleo museológico do Caniço. 


A Equipa do Blogue

quinta-feira, 18 de junho de 2015

PALESTRA “BANCOS: BONS OU MAUS”

No âmbito da Área de Competência-Chave de Matemática para a Vida, lecionada pela professora Patrícia Amorim, realizou-se, no passado dia 25 de maio no auditória da escola, uma palestra intitulada “Bancos: Bons ou Maus”. O Orador convidado foi o Dr. Duarte Berenguer, Diretor do Departamento de Marketing do Banif na Madeira. A assistir a esta palestra estiveram os formandos de nível básico, acompanhados pelos seus formadores.
Durante toda a palestra, os formandos estiveram muito atentos e interventivos, aproveitando a oportunidade para esclarecer algumas dúvidas relacionadas com a banca.












Professora Patrícia Amorim

sexta-feira, 12 de junho de 2015

AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO - SAÚDE E NUTRIÇÃO


No dia 21 de maio de 2015 dinamizou-se na escola dos 2º e 3º Ciclos do Caniço uma venda de produtos destinados à Liga Portuguesa Contra o Cancro, bem como uma ação de sensibilização intitulada Saúde e Nutrição, no auditório da Escola.
Foram preletores o Dr. Ricardo Sousa, coordenador do projeto Um Dia Pela Vida, o Mestre Paulo Pereira, licenciado em Educação Física e Desporto e Mestre em Nutrição e o Mestre João Farinha, psicopedagogo.
Esta ação de sensibilização realizou-se no âmbito das Áreas de Competência-chace de Linguagem e Comunicação _ Língua Estrangeira e Cidadania e Empregabilidade, tendo esta decorrido de forma bastante positiva com grande participação por parte dos formandos, uma vez que as temáticas abordadas incidiram sobre as suas próprias realidades.

Rosário Almada


quinta-feira, 11 de junho de 2015

SARAU CULTURAL



UM PASSADO DE AVENTURAS UM FUTURO DE ESPERANÇAS



No dia 9 de junho de 2015, pelas 21:00 horas, decorreu na nossa escola o Sarau Cultural referente às comemorações dos 500 anos do concelho de Santa Cruz.
“Um concelho com 500 anos deve orgulhar-se de si, olhar para a sua história e ver a esperança e o desejo de arriscar, pelo menos, mais cinco séculos no futuro. Este Espetáculo é, assim, uma homenagem a um passado rico de histórias (muitas ainda por contar!) e uma promessa de que o futuro será cheio de aventuras, de conquistas e de concretizações.
Venham, pois cantar os parabéns a Santa Cruz! “
Sandro Nóbrega