quinta-feira, 21 de maio de 2015

INFORMAÇÃO

A escola básica dos 2º e 3º ciclos do Caniço informa que está aberto o período de pré-inscrição para os cursos de educação e formação de adultos, EFA,


Os cursos EFA que a nossa escola se propõe implementar no ano letivo 2015-2016 são:
Básico
EFA - Escolar B2 (para obter o 6º ano)
EFA - Escolar B3 (para obter o 9º ano)
Secundário
EFA – Escolar NS (para obter o ensino secundário)
Conclusão do ensino secundário através do decreto-lei 375/2007
[A quem está abrangido?
Alunos de cursos extintos a quem falte até seis disciplinas anuais. (UMA DISCIPLINA = 50 HORAS DE FORMAÇÃO)]

Destinatários

Candidatos com idade igual ou superior a 18 anos à data de início da formação, sem formação adequada para efeitos de inserção ou progressão no mercado de trabalho ou sem conclusão do ensino básico ou secundário.


REFERENCIAL - NÍVEL SECUNDÁRIO TIPO A


Na tabela, em baixo, encontra-se o Desenho Curricular do grupo Secundário Tipo A - Áreas de Competências-Chave:



Áreas de Competências - Chave


Horas

Cidadania e Profissionalidade (CP)


400

Sociedade, Tecnologia e Ciência (STC)


350

Cultura, Língua e Comunicação (CLC)


350 a)

Portefólio Reflexivo de Aprendizagem (PRA)


50

a) “A esta carga horária poderão acrescentar entre 50h e 100h correspondentes às UFCD de Língua Estrangeira, caso o adulto revele particulares carências neste domínio” – Portaria n.º74/2011, de 30 de Junho.



AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO "SAÚDE E NUTRIÇÃO"


sexta-feira, 8 de maio de 2015

Apresentação pública feita pelos alunos da turma NS1

No âmbito das Áreas de Competência-Chave de Sociedade de Tecnologia e Ciência e Cultura e Comunicação, lecionadas pelas professoras Sandra Mendes e Cláudia Fonseca, realizou-se, no passado dia 21 de abril, no Auditório da Escola dos 2º e 3º Ciclos do Caniço, uma apresentação pública feita pelos alunos da turma NS1. Este momento serviu de complemento aos assuntos abordados no Núcleo Gerador 2 Ambiente e Sustentabilidade, com os temas, Consumo e Eficiência Energética, Resíduos e Reciclagem, Recursos Naturais e O Clima.
Os espetadores foram a comunidade educativa da escola, entre as quais um membro do Conselho Executivo, o professor Ricardo Santos, a coordenadora dos cursos EFA, Ana Lúcia Sousa, os alunos dos cursos EFA do nível secundário e do ensino nível básico, como os respetivos formadores. No global, esta experiência revelou-se enriquecedora para os formandos, pois conseguiram transmitir a toda a assistência os temas propostos nos diversos domínios de referência. Esta apresentação foi fortalecida com os diferentes PowerPoints, panfletos e com as respetivas maquetes, que se encontram em exposição no átrio junto ao bar.



Turma NS1

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Visita de estudo ao Jardim Tropical Monte Palace

No âmbito das Áreas de Competência-chave de Cultura, Língua e Comunicação e Sociedade, Tecnologia e Ciência, orientadas pelas formadoras Cláudia Fonseca e Sandra Mendes, os alunos das turmas NS1, NS2 e NS3, dos Cursos EFA, realizaram, uma visita de estudo ao Jardim Tropical Monte Palace, no dia 18 de abril, entre as nove e as treze horas. Esta atividade teve como objetivos o estudo de questões relacionadas com o ambiente e sustentabilidade e a observação diferentes características do património edificado do local.
O evento iniciou-se com a subida ao Monte de teleférico, seguida da visita guiada pelos jardins e museu da referida quinta. Os formandos tiveram oportunidade de observar diversas obras de arte de origem africana, conhecer a coleção de minerais e gemas patentes no museu, bem como a coleção de arte nos jardins e descobrir a fauna e a diversidade de plantas exóticas provenientes dos quatro cantos do mundo.



Formadoras: Cláudia Fonseca e Sandra Mendes