segunda-feira, 31 de março de 2014

Esta semana acontece...


          No dia 03/04/2014, pelas 21h 25 minutos, realizar-se-á uma palestra intitulada Nós Cidadãos e a Europa, no auditório da escola.
          Será o orador o Professor Luís Saraiva, de Economia. Esta palestra tem como público alvo os formandos do Nível Básico e foi dinamizada pelas professoras de Cidadania e Empregabilidade.
          Desde já agradecemos a sua presença!

A Equipa EFA



sexta-feira, 28 de março de 2014

Reflexão

Trabalhos realizados por alunos dos cursos EFA
 
 
A Toxicodependência
            Foi realizada, na Escola Básica dos 2º e 3º ciclos do Caniço, uma palestra que visou a prevenção da toxicodependência, dia 11 de Março às 19 horas e 30 minutos, dirigida pelo Dr. Nelson Carvalho, presidente da UCAD às turmas dos cursos EFA de nível secundário.
           Nesta actividade não só foram mencionadas formas de prevenção pessoal, como também foram transmitidas, para aqueles com filhos, informações pertinentes no que diz respeito à diagnose de um possível consumo de estupefacientes.
        Visto que em alguns casos a prevenção não é possível, foram discutidos também métodos de tratamento e feitas referências às recaídas dos sujeitos em fase de reabilitação.
        Numa última fase da palestra foram averiguadas formas inovadoras dos adolescentes consumirem substâncias prejudiciais, como alerta para os pais.
Marco Cravo
Turma: NS2
 
 
 
 
Observação Astronómica

No passado dia catorze de março, pelas vinte horas, teve lugar no campo da nossa escola uma sessão de observação aos astros, tendo como orador o Monitor Fernando Góis, Presidente da Associação de Astrónomos Amadores da Madeira (AAAM), uma Atividade Integradora inserida na área de Competência-Chave de Sociedade, Tecnologia e Ciência, referente ao Núcleo Gerador 7 – Domínio de Referência 1 cujo tema é “O Elemento”, dinamizada pelos Formadores Inácio Jesus e Augusta Santos.
          Os alunos dos cursos EFA tiveram a oportunidade de observar os astros através de um telescópio, sendo a primeira vez para a maioria. Foram observados o planeta Júpiter, a Lua e ainda uma Nebulosa. As explicações dadas foram sobre o Sistema Solar em geral dando, no entanto, especial ênfase aos planetas e astros observados sendo a Lua o astro de que mais falou, sobre a qual referiu as suas fases e que efeito têm sobre a Terra bem como os efeitos que a Terra provoca à Lua. Foram ainda abordados, embora de uma forma breve, a ida do Homem à Lua, a sua importância para a Humanidade e os efeitos negativos provocados durante as passagens seguintes.
De uma maneira geral os alunos gostaram desta atividade, achando-a interessante, sendo que muitos defenderam que se deveria repetir mais vezes.
Flávio Andrade
Turma: NS2


 


Visita de Estudo


No dia 31 de março, as turmas 2, 3 e 4 de nivel secundário dos Cursos EFA irão visitar o Núcleo Museológico de Machico, pelas 19h30m.
Este equipamento aborda a história e a arquitetura do Solar do Ribeirinho, onde a instituição cultural está alojada, mas também as origens, o povoamento e a vida local, assim como o percurso económico e o quotidiano da Cidade de Machico.

A Equipa Pedagógica dos EFA

terça-feira, 25 de março de 2014

Pré-inscrições Cursos EFA 2014-2015

Anunciamos a abertura de pré-inscrições para os Cursos EFA na nossa escola - EB 2/3 do Caniço no ano letivo 2014-2015.
Início: 24 de março de 2014
Terminus: 30 de maio de 2014
Local: Secretaria da EB 2/3 do Caniço
Contactos: 291930190
Veja Cartaz!

Agradecemos que o façam chegar ao maior número de pessoas interessadas.

Atenciosamente,
Mácia Rodrigues
(Coordenadora dos cursos EFA dos 2º e 3º Ciclos e Secundário - EB 2/3 do Caniço)

sexta-feira, 21 de março de 2014

Acontecerá


 Esta atividade foi adiada para quinta-feira, dia 27 de março, às 19:30.

No dia vinte e quatro de março, pelas 19h30m, haverá uma palestra proferida pela prof. Ana Louro sobre o tema Higiene e Segurança no Trabalho. Esta palestra contará com a presença dos formandos da turma um de Nivel Secundário e está inserida no NG3, DR2- Contexto Profissional. Serão ainda abordados temas relacionados com Riscos e Comportamentos Saudáveis e Plano de Emergência da Escola.


A Equipa Pedagógica dos EFA




segunda-feira, 17 de março de 2014

Exposição - Prevenção e Sexualidade

Estiveram expostos, no átrio da biblioteca, os trabalhos referentes à área de competência-chave de Cidadania e Empregabilidade alusivos ao tema Prevenção e Sexualidade, elaborados pelas turmas 1 e 2 de terceiro ciclo. Os trabalhos consistiram na criação de possíveis campanhas publicitárias visando a prevenção em termos da sexualidade. 
A mesma exposição integrou também trabalhos elaborados pela turma NS4, em Cidadania e Profissionalidade. Os formandos realizaram panfletos informativos, com temas fraturantes que questionam a Ética e Moral.

Reveja alguns dos trabalhos no vídeo seguinte.

Um olhar em retrospetiva...


          As turmas de Nível Básico, Segundo e Terceiro Ciclos, realizaram uma exposição sobre o Tema de Vida Património Cultural, Oral e Escrito.
          Os trabalhos realizados pelos formandos, nas diferentes Áreas de Competência-chave, estiveram expostos a toda a comunidade escolar na semana de 20/01/2014 a 27/01/2014.
          Para aqueles que não tiveram a oportunidade de visitar esta exposição, convidamo-lo a visualizar o seguinte vídeo....



A Equipa EFA





quarta-feira, 12 de março de 2014

Aconteceu...



No dia 11 de março, pelas 19h30m, os alunos dos Cursos EFA de nível secundário assistiram a uma Palestra sobre a Prevenção da Toxicodependência no auditório da nossa escola. Esta palestra, desenvolvida na área de competência-chave de Cidadania e Profissionalidade, teve como convidado um psicólogo especializado na área da prevenção da toxicodependência, o Dr. Nelson Carvalho da UCAD, que contou com a participação ativa e construtiva dos formandos na discussão deste tema.



 A Equipa Pedagógica dos EFAs

Observação Astronómica

No dia 14 de março, pelas 20h,  os formandos dos Cursos EFA de Básico e de Secundário (NS2, 3 e 4) irão observar os astros a partir do campo de futebol da nossa escola. Esta atividade de Observação Astronómica insere-se na área de competência-chave de STC e tem como convidado o monitor da Associação de Astrónomos Amadores da Madeira, Fernando Góis.  



A Equipa Pedagógica dos EFAs


segunda-feira, 10 de março de 2014

Atividade Integradora de Carnaval



No passado dia 27 de fevereiro, decorreu a Atividade Integradora de Carnaval dinamizada pelas turmas EFA nível básico.
Inicialmente, e como elemento extra a esta atividade, os formandos assistiram, no laboratório das Ciências Físico-Químicas, à atividade A magia da Físico-Química dinamizada pelos formadores de STC do secundário como extensão dessa atividade no dia.
De seguida, os formandos participaram num desfile de máscaras de Carnaval elaboradas pelos próprios nas sessões de formação de Cidadania e Empregabilidade e de Aprender com Autonomia. Após o desfile, o júri composto por um elemento de todas as turmas e um representante dos formadores (neste caso a Coordenadora dos cursos EFA) votaram em três vencedores com as melhores máscaras, aos quais foram entregues prémios.
Posteriormente, ocorreu um convívio que contou com a presença de todos os formandos de nível básico e secundário, assim como dos seus formadores e que teve como momento alto a degustação de malassadas e sonhos confeccionadas pelos formandos de nível básico.
A animação musical do evento esteve a cargo do formando Diogo Mendes da B3T1.
Todos os presentes consideraram que a atividade foi concretizada com sucesso, uma vez que foram atingidos todos os objetivos propostos aquando da sua planificação e devido à boa organização, grande participação e envolvimento dos formandos.
Para relembrar os melhores momentos, assista ao vídeo realizado sobre a atividade!








A Equipa Pedagógica dos EFAs




Aconteceu....


Atividade Integradora de Carnaval.


No dia 24/02/2014, as Turmas de Nível Básico - B2-2 / B3-1 / B3-2 - precederam à decoração do bar dos alunos da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Caniço com motivos alusivos ao Carnaval, em função da Atividade Integradora de Carnaval.


Reviva alguns desses momentos clicando no filme....






A Equipa Pedagógica dos EFAs